Sobre Sword and Sorcery

Existe um tipo de fantasia que diferencia dessas que estamos mais habituadas, principalmente dessas que encontramos nessas livrarias bookstore, com capas bonitas e instigadoras. É uma fantasia com guerreiros de muita pouca índole; com cidades escuras rodeadas de assassinos e ladrões; onde as feiticeiras são belas e cruéis. Assim é a fantasia estilo Sword & Sorcery. Cenário perfeito para grandes ações e grandes recompensas.

O Sword & Sorcey, ou S&S, que pode ser traduzido como Espada & Feitiçaria, e que também é conhecido como Heroic Fantasy, é um subgênero de fantasia e fantasia histórica, que possui como uma de suas características mais marcante os heróis com espadas em conflitos emocionantes e violentos. Claro que romances, magias e sobrenatural sempre estão presentes, mas ao contrário das fantasias costumeiras com cavaleiros e magos, no Sword & Sorcery o problema sempre gira em torno de questões e interesses pessoais, e não num perigo que afeta o mundo.

É um termo criado pelo Michael Moorcock em um artigo ao falar sobre uma história escrita por Robert E. Howard, e que acabou encaixando muito bem no espírito do gênero. Com o tempo foi ficando definido quais eram os traços mais comuns do S&S, como contos ricos em ação num cenário quase místico e fantástico, perigos confinados em momentos chaves da história, lugares exóticos, e protagonistas de moral duvidosa.

Muitos escreveram histórias num cenário Sword & Sorcery, os mais famosos deles certamente foram Michael Moorcock e Robert E. Howard. Moorcook é o criador de muitos

Conan, O Barbáro

livros e personagens, e o mais conhecido dele é Elric, onde ele quebrou todos os esteriótipos da fantasia, colocando teorias de realidade alternativas e multiversos, elementos típicos da ficção científica. Robert E. Howard praticamente é o criador do gênero, se não aquele que o definiu, com as histórias de Conan, o Bárbaro, numa época antiga e esquecida conhecida como Era Hiboriana.

Aonde encontrar o Sword & Sorcery hoje em dia? Aqui no Brasil, para o meu imenso desgosto, é muito difícil achar conteúdo desse gênero. Durante muitos anos a Abril Editoras publicava as histórias em quadrinhos do Conan, como a Espada Selvagem de Conan, e poucos anos atrás foi publicado pelo Conrad editora dois livros trazendo os contos de Conan escritos por Howard. Ambos podem ser achados facilmente pela internet. Elric já apareceu por aqui num especial em quadrinho e numa coleção de ficção científica no início dos anos 80, mas raramente pode ser achado hoje. Mas existem muitos produtos que trazem influências do S&S. O rpg Dungeons & Dragons é extremamente influenciado pelo Sword & Sorcery. Entre os jogos de videogame temos The Witcher e o Dragon Age, e é claro o MMO Age of Conan. Muitos filmes de fantasia dos anos 70 e 80 são totalmente Sword & Sorcery. Na TV aqui no Brasil podemos destacar o Caverna do Dragão, com todo o seu cenário exótico.

Claro que eu poderia ficar falando mais sobre esse subgênero da fantasia que tanto gosto, mas isso é apenas uma curta introdução, e pode esperar que o Sword & Sorcery vai aparecer com frequência aqui na Epopeia.

Anúncios

2 respostas em “Sobre Sword and Sorcery

  1. Relamente, em português é difícil achar estórias de espada e feitiçaria em quantidades adequadas.

    Em inglês, eu particularmente gosto dos textos deste site, que apesar de nem sempre serem de sword and sorcery (muitos são de fantasia, apenas), em geral são de muito boa qualidade: http://www.heroicfantasyquarterly.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s