Conhecendo Perry Rhodan

O que é Perry Rhodan? Uma pergunta que deveria ser fácil para responder, mas responde-la de forma simples, apenas com algumas palavras, acabaria empobrezendo uma das séries mais longevas (se não a maior) da literatura de ficção científica. Então o que é Perry Rhodan? Irei explicar.

Perry Rhodan é uma série de livros criados na Alemanha em 1961, que inicialmente foi planejado como uma trilogia pelos escritores K. H. Scheer e Clark Darlton, usando inicialmente o personagem título num cenário Space Opera. Ocorreu que a série foi um estrondoso sucesso e hoje passa de 2.600 histórias escritas por vários escritores, conquistando fãs, e sendo publicando em diversos idiomas. Com o tempo vieram história em quadrinhos, numerosos itens de colecionador, músicas, enciclopédias… Quando completou 50 anos uma nova série foi iniciada, a Perry Rhodan Neo, atraindo novos leitores com o reinício da série. E o universo de Perry Rhodan vai ficando mais rico.

1° Edição na Alemanha

O início dessa série de vastas histórias começa em 1971, quando ocorre o primeiro voo tripulado para a Lua pela Força Aéria dos Estados Unidos, onde Major Perry Rhodan e sua equipe descrobrem uma nave extraterrestre em nosso satélite. Com a tecnologia adquiriada pela nave, eles unificam a humanidade e iniciam a exploração de toda a galáxia.

E seguindo a formula de arcos para descrever os acontecimentos dentro de uma era no universo da série, toda a saga até o momento é dividida em 9 arcos, entre 38 ciclos, podendo cada um ter 25-100 edições. Ingredientes como, universos paralelos, viagens no tempo, flashbacks, componhem as histórias dentro de uma cosmologia complexa e bastante rica.

Porém, quando foi sendo traduzida para outros idiomas, ela foi adquirindo elogios e também críticas. Alguns críticos disparavam péssima opiniões sobre a qualidade da obra, mas grande maioria concordava que a série tinha imensa complexidade nos desenvolvimentos dos temas abordados. Perry Rhodan sempre foi bem atual. Cada arco aproveitava o que andava ocorrendo no mundo na época que foi escrito. Nos anos 60 teve referências e críticas sobre a Guerra Fria; nos anos 70 referência sobre o New Age, e nos anos 80 sobre movimentos pacifistas…

1° Edição do Perry Rhodan NEO

No Brasil, Perry Rhodan começou a ser publicada em 1975, passando pela editoras Editora Tecnoprint S.A. (atual Ediouro) e pela SSPG (Star Sistemas e Projetos Gráficos Ltda). Hoje uma equipe de fãs traduzem os textos inéditos por aqui. E pelo mundo afora já vendeu mais de 1 bilhão de cópias, sendo a mais bem sucedida série já escrita.

Para os curiosos, saibam que houve um filme baseado em Perry Rhodan chamado Mission Stardust, de 1967, que acabou sendo uma péssima adaptação e foi alvo de bastante críticas por isso. Eu não recomendo, e é uma péssima forma de começar a conhecer a série. Aqui no Brasil, além dos sebos, existem muitos vendendo os livros e produtos que foram lançados por aqui. Vale dar uma busca pelo Mercado Livro onde se pode achar uma boa variedade de itens. Com uma busca bem cuidadosa pode achar até versões ebook da série em portugues.

Para terminar, recomendo o blog do César Maciel, que fala muito mais da série e dos últimos acontecimentos no universo “Rhodaniano”, e também o blog do grupo de fãs que ajudam nas traduções das histórias não publicadas no Brasil.

Anúncios

4 respostas em “Conhecendo Perry Rhodan

    • Oi, Cleber

      No site http://www.perry-rhodan.com.br/ tu pode comprar os volumes (novos) editados em português pela SSPG desde o 650 até o 847. Dá pra comprar bem barato se comprar ciclos inteiros.
      Atualmente a edição está parada, mas dependendo do ritmo de vendas os volumes estocados as publicações podem voltar a qualquer momento. A volta depende da venda desses volumes não vendidos, então quanto tu mais divulgar a venda desses livros, melhor.

      Luís

    • Novidades: a editora SSPG quer voltar a publicar a série no Brasil, e em formato digital, mas precisa de várias pessoas comprometidas a assinar com fieldade os episódios, que devem ficar bem em conta. Pra isso você pode preencher a pesquisa no link a seguir, e convidar o máximo de pessoas igualmente interessadas a fazer o mesmo.

      http://www2.sspg.com.br/perry-rhodan/port/Pesquisa/pesquisa-edicao-digital.asp

      Abração

      Luís

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s