No Além da Imaginação

Durante muitos anos, muitos programas de TV flertaram com o mistério, terror, fantasia e com a ficção científica. Podemos destacar Jornada nas Estrelas, Arquivo X, entre tantos mais. Mas existia um programa extremamente peculiar que juntava todos esses elementos, tornando-se referência para muitos outros, e seu nome era Além da Imaginação.

Além da Imaginação (The Twilight Zone no original) foi um seriado criado em 1959 por Rod Sterling, trazendo histórias com forte elementos de terror, mistério, fantasia e de ficção científica, tornando-se um enorme sucesso, numa época em que a indústria da TV começava a crescer. Com roteiros bem originais de autores renomados, a série inicialmente teve 5 temporadas com capítulo de 30 minutos, com a 4° temporada tendo 1 hr, abordando muitos temas inspirados nos acontecimentos que rondavam aquele início da década de 60. Havia uma grande pressão dos patrocinadores sobre o que podia ou não exibir nos programas de TV naquela época, formando uma pesada censura na criatividade dos roteiristas, e por isso a série usava de inúmeras metáforas para explorar as questões sociais que estavam em discussões no início da década de 60.

A série novamente volta nos meados dos anos 80, entre 1985-89, porém não com o mesmo sucesso. Mas durou 4 temporadas, trazendo ótimos episódios, e sendo talvez a versão que ficou mais conhecida pelo pessoal aqui do Brasil. Uma nova foi concebida em 2002, permanecendo no ar por somente 1 temporada, tendo o ator Robert Whitaker como apresentador. Recentemente foi noticiado que Bryan Singer, conhecido como diretor dos filmes dos X-Man, estaria desenvolvendo uma nova versão da série, sendo que ele teve um grande sucesso produzindo a série House. Se for verdade, resta ficar no aguardo.

É uma série super recomendável. Tanto a versão mais clássica de 1959 como as versões posteriores são ótimas, com roteiros que inspiram e ao mesmo tempo ficam na cabeça do telespectador por muito tempo. Quem viu Além da Imaginação facilmente se lembra de algum capítulo ou cena, apesar de anos dela não passar nas TVs por aqui.

Para terminar. Embaixo alguns capítulos que foram achados no youtube, e a entrada da versão anos 80 da série, com a sua musiquinha que ficou na cabeça de muitos que assistiram a série na época. No final coloquei uma entrevista do criador, falando sobre a censura e como era a indústria da TV nos primeiros anos.

Abertura da Série em 1985

2 Episódios da versão de 1985

1 Episódio da versão de 2002

Episódio Piloto da Série Original

Entrevista com o criador da série

Uma resposta em “No Além da Imaginação

  1. Lembro-me de um episódio onde uma mulher tinha o carro quebrado (ou algo do tipo) no meio da estrada e um garotinho à levava pra casa dele no meio do campo. E a mulher ia aos poucos descobrindo que a família era toda estranha… não me lembro bem porque, só me lembro de uma cena em que ela entrava no quarto da irmã do menino e a irmã não tinha rosto – o rosto dela era liso – e a mulher ia embora antes de ver, porque não teve coragem de olhar. Então era algo que só os espectadores viam.

    E não necessariamente os eps eram de terror, vários tinham um cunho mais social, como você disse. É uma série realmente muito boa, que merece ser mais lembrada hoje em dia.

    Parabéns pelo post!

Deixe um comentário